Cinema, Listas

Os Clichês Mais Previsíveis do Cinema

Nem todo filme consegue ser 100% criativo e surpreendente por toda a sua duração, por isso muitos deles acabam adotando técnicas que auxiliam a narrativa. O problema é que muitas dessas narrativas já foram usadas tantas vezes que já saturaram e se tornaram verdadeiros clichês. Totais estraga prazeres.

Veja abaixo:

8-  Bar = briga

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Se você estiver assistindo algum filme em que os personagens vão para um bar, principalmente se estes personagens estiverem fugindo ou se escondendo de alguém, é certo que alguém vai dar um soco em um cara aleatório e, como num passe de mágica, uma briga de gangues começa sem razão alguma, facilitando, assim, a escapatória dos mocinhos, que sempre saem ilesos, mesmo que o bar tenha se tornado um verdadeiro campo de batalha de bêbados em menos de 2 segundos.

7-  Levar uma surra = Ficar 100 vezes mais forte do que antes

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Confesso que, dependendo de como seja desenvolvido, me empolgo nas cenas desse clichê, mas sempre odeio quando acontece.

Quem nunca já assistiu algum filme de ação cujo mocinho está levando uma senhora surra, está quase morto, sangrando o sangue que já nem tem mais, todos os ossos do corpo destruídos, mas ele se lembra de algo, de seu mentor, de seu par romântico…E, sempre que isso acontece, ele se levanta como se fosse a própria Fênix, e todos os seus ferimentos e dores simplesmente desaparecem e ele fica muito mais forte do que o vilão que estava, literalmente, a 2 minutos ganhando fácil a luta.

6-  Tenho algo para te falar… E morreu

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Se um personagem coadjuvante diz: “tenho que falar algo muito importante”, melhor já ir dizendo adeus a ele, pois é certo que esse daí morre em menos de 10 minutos e, é claro, sem dizer o que queria. (muito melhor mandar uma mensagem).

5-  O mundo do crime não aceita erros

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Você está assistindo um filme e então aparece o vilão e algum capanga cometeu um erro simples, como esqueceu do café favorito do seu chefe, o que acontece em seguida? Uma morte cruel e impiedosa por parte do vilão. O mundo do crime não aceita que você falhe, ao menos que já esteja no final do filme, porque, aí, todo vilão começa a cometer erros sem parar.

4…3…2…1… SALVOS

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Vamos, temos uma bomba para desarmar”, quem já assistiu a qualquer filme de ação em que há uma bomba “prestes” a explodir, sabe que não importa se a bomba irá explodir daqui a 10 minutos ou 10 horas, os mocinhos só irão desativá-la faltando 1 segundo para que ela exploda, porque trabalhar sobre pressão é mais emocionante.

Detalhe, toda bomba no mundo tem um temporizador marcando o tempo restante, nunca houve uma bomba que precisou ser desarmada sem que houvesse a clássica contagem regressiva.

3-  A melhor rota de fuga sempre é pelos dutos de ar

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Com os filmes de ação aprendemos que se você estiver em uma prédio e precisar fugir dele sem ser percebido, a melhor, e única, opção se encontra nos dutos de ar, afinal todos os prédios do mundo, aparentemente, possuem um sistema de ventilação por dutos que são feitos de um material que aguenta, em média, 100 kg e são totalmente revestidos de espuma acústica, porque ninguém do lado de fora consegue ouvir o som do metal estalando. E, é claro, nenhum dos capangas se quer imagina que os dutos de ar são capazes de ser tão maravilhosa rota de fuga, o que deveria estar correto.

É o que diga John McClane (Bruce Willis) da franquia Duro de matar, o mestre em escapismos em dutos de ar.

2-  Algo sem sentindo no início, mas que no final é útil.

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Estava assistindo o filme do Homem-formiga e a Vespa e algo me chamou atenção. No início do filme, o Scott Lang (Ant-man), está em prisão domiciliar e mostra para um agente federal um truque de mágica. Até então aquilo era totalmente sem relevância para o enredo, até que… No final do filme, quando Scott precisa chegar em casa antes que o agente o encontre fora de sua casa, ele usa o tal truque de cartas para conseguir se safar do agente do FBI.

1-  A anunciação da tragédia.

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Confesso que esse é o meu favorito. Costumo chamar esse de “spoiler trágico”. A anunciação da tragédia é quando um personagem, por exemplo, diz: “este é o lugar mais seguro do mundo, nada de ruim pode acontecer aqui” e após alguns minutos, provavelmente este mesmo personagem, é assassinado de forma cruel no tal “local seguro”. Sempre que estas frases são ditas o espectador pode esperar exatamente o oposto, nunca falha.

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