Críticas, Literatura, Sem categoria

Bem-vindos ao Caraval…

“Bem-vindos, bem-vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui, vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas veem em toda uma vida. Poderão beber magia numa taça ou comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem em nosso mundo, devem recordar que tudo é um jogo. O que acontece atrás destes portões pode assustar ou encantar,  mas não deixem que nada os engane. Tentaremos convencer vocês de que é real, porém tudo é teatro. Um mundo feito de faz de conta. Então, apesar de querermos vê-los arrebatados, cuidado; não se deixem levar longe demais. Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam”

Scarlet nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com com o Governador Dragna, seu pai. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, famoso por liderar o Caraval, um belíssimo espetáculo em forma de jogo, e a partir de sua infância passou a enviar diversas cartas para Lenda, mas nunca obteve resposta.

A história se inicia com Scarlett, após anos de espera, recebendo sua primeira resposta do Mestre Lenda, convidando ela, seu futuro esposo – no qual ela só conhece através de cartas censuradas pelo pai – e sua irmã Donatella. Logo de início, percebemos o laço que existe entre ela e sua irmã, são inseparáveis e sempre defendendo uma a outra. As complicações surgem logo de início, pois o casamento de Scarlett está próximo e seu pai não permitia que ela saia da ilha, muito menos a irmã. Apesar disso, as duas conseguem fugir da ilha com ajuda do marinheiro Julian, que acabaram de conhecer, dando início a uma aventura inesquecível.

A problemática muda ao chegar na ilha, quando Donatella desaparece e Scarlett está disposta a enfrentar tudo e todos para achar a sua irmã, mas para isso teria que se juntar ao marinheiro desconhecido, que passa a fingir ser seu noivo para entrar no maravilhoso Caraval.

“(…) E lembre-se, não se deixe enganar pelos seus olhos e pelas suas emoções.”

caraval

Confesso que não consigo me apegar a histórias que tem um narrador observador, porém Caraval me surpreendeu de maneira absurda. Ao decidirem participar do Caraval, nos deparamos com inúmeros detalhes do local, ao ponto de realmente sentirmos todo o ar mágico do espaço.

Caraval é um jogo que dura 5 noites e, como em todo jogo, há um objetivo: encontrar Donatella. Este objetivo se aplica a todos os participantes, que precisam encontrar pistas para saber o real paradeiro da jovem, se assemelhando com um caça ao tesouro mágico. O ganhador terá direito a um desejo o qual o Mestre Lenda irá conceder, por isso Scarlett permanece com Julian, que demonstra ter muita habilidade no jogo, para finalmente encontrar a sua irmã.

Em diversos momentos, Scarlett precisa fazer decisões importantes, mas como saber o que é verdadeiro? Em quem ela pode confiar? Julian é quem diz ser? Donatella foi raptada ou está se escondendo? A cada instante surge um turbilhão de questionamentos que prendem o leitor até o final do livro para saber o desfecho.

Ao mesmo tempo em que os personagens sofrem com jogos de ilusão, passamos a sofrer também, sempre em dúvida do que é real ou não. Quando terminei o livro, em menos de um dia, fiquei extremamente impactada, não só com o desfecho TOTALMENTE surpreendente. Cada detalhe é extremamente necessário para a trama e, apesar disso, não se torna cansativo, pelo contrário, é capaz de ativar a sua curiosidade cada vez mais.

Escrito por Stephanie Garber, Caraval é o 1º livro da série, mas que, apesar disso, possui um desfecho bastante satisfatório. Uma obra sensacional, indicado principalmente para os amantes de fantasia, onde podem se deliciar com cada ilusão proporcionada pelo famoso Mestre Lenda. 

 

caraval 2.jpg


Curtiu a resenha da nossa Larissa Moneta? Então corre e vai dar uma conferida nesse livro maravilhoso!


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s