Cinema, Listas, Literatura, Sem categoria

Cinco Obras Semelhantes a Harry Potter

Quando a saga de Harry Potter chegou ao fim, uma legião de fãs ficou órfã. Apesar do universo do bruxinho ainda estar em voga com Animais Fantásticos e Onde Habitam – que é uma bela obra cinematográfica e literária também – não é a mesma coisa reviver o universo bruxo sem o principal deles. Pensando nisso, a Dimensão 11 resolveu indicar quatro obras que lembram, de alguma forma, as histórias de J.K Rowling, para que você, Potterhead, possa, de alguma forma, se reconectar com as aventuras do Menino que Sobreviveu.

 

Jonathan Strange e Mr. Norrell

Nossa primeira indicação é da autora inglesa Susana Clark e tem recomendação do grande Neil Gaiman. Segundo o autor, a obra de Susana é uma das melhores obras de fantasia em língua inglesa dos últimos setenta anos. 

O livro foi publicado em 2004, após uma extensa pesquisa sobre a história da magia inglesa que durou 10 anos.

A obra se passa no século 19, num contexto em que a sociedade britânica acreditava que a magia houvesse se perdido há muito tempo, até que o sábio Mr. Norrell revela seus poderes, tornando-se célebre e influente. Em Londres, ele alia-se ao governo na luta contra Napoleão Bonaparte, mas tudo começa a fugir do controle quando o jovem impetuoso Jonathan Strange descobre que também tem poderes mágicos.

O livor é rico em linguagem, magia e um belo retrato da sociedade britânica em pleno conflito com Napoleão. A autora é original ao criar seu mundo, os magos da Inglaterra não usam varinhas ou chapéus pontudos, mas parecem ter vindos de um livro da Jane Austen com seu cavalheirismo.

Recentemente, a obra foi adaptada pela BBC, virando um seriado para  TV.

Resultado de imagem para jonathan strange & mr norrell

 

O Nome do vento

Do escritor Patrick Rothfuss, O Nome do Vento, sem dúvida, criou uma das Universidades de Magia mais legais da literatura fantástica. A obra é a que abre a trilogia As Crônicas do Matador do Rei, a qual reúne uma narrativa cativante, centrada no personagem Kote, um jovem de personalidade multifacetada. Nessa narrativa, é difícil saber ao certo quem é herói e quem é vilão. É a típica obra que todos gostariam de ter escrito – ou, pelo menos, ler.

Resultado de imagem para o nome do vento

 

Ciclo de Terramar

A obra pertence à Ursula Le Guin, conhecida por sua ficção científica de ponta. Ler qualquer fantasia com o toque de Le Guin é embarcar num universo de possibilidades e incertezas cativantes. Ao delinear suas história, a autora bebe na fonte de Tolkien, o que já é o suficiente para lermos seus escritos. De uma coisa fique certo: Ciclo de Terramar é diferente de tudo o que você já leu sobre escolas de bruxaria.

Resultado de imagem para ciclo de terramar

 

Livros de Magia

Livros de Magia centra-se em Timothy Hunter, um jovem de cabelos escuros e óculos redondos, o qual acabara de se descobrir bruxo e, ao lado de sua coruja branca como a neve, decide explorar os mistérios de um mundo mágico sob a tutoria do Vingador Fantasma, Doutor Oculto e o célebre John Constantine. Livros de Magia é uma obra em quadrinhos, escrita por Neil Gaiman no início dos anos 90. J.K Rowling jura de pés juntos não ter tirado Harry Potter dali. Apesar das semelhanças, a autora diz nunca ter lido a obra de Gaiman antes de criar o seu universo bruxo. E aí? Leia e tire as suas próprias conclusões.

Resultado de imagem para livros de magia gaiman


Gostou? Não gostou? Agora é sua vez de opinar. Nos indique algumas obras que poderiam, facilmente, entrar nesta lista!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s