Cinema, Listas, Sem categoria

Entre o Real e o Imaginário: 5 Filmes que Misturam Animação e Realidade!

Uma das maiores características do cinema é, de fato, a capacidade de se reinventar. A sétima arte sempre buscou meios de surpreender e, assim, fazer brilhar os olhos do espectador. Uma dessas formas, que não é tão nova, mas que tem um charme peculiar, é o encontro entre o Real e o Imaginário. É claro que esse encontro pode ser proporcionado de diversas maneiras, mas, nessa matéria, focaremos em cinco momentos em que Animação e Realidade cruzaram-se no Cinema.

 

Marujos do Amor

Nada melhor do que começar pelo início de tudo! Marujos do Amor foi o primeiro longa a ousar com essa tecnologia. O musical narra as aventuras dos marujos recém condecorados Clarence(Frank Sinatra) e Joseph(Gene Kelly) em uma missão aparentemente simples. Num dado momento da película, Joseph faz um número acompanhado de Jerry, a contraparte do gato Tom. Confira:

 

Mundo Proibido

Saltando para a década de 1990, mais precisamente no ano de 1992, temos Mundo Proibido. Nele, Jack Deebs, um desenhista de histórias em quadrinhos, é levado por uma de suas criações, a sexy Holli, para um mundo paralelo, habitado por desenhos animados. Lá, Holli tenta seduzir seu criador para que, assim, torne-se uma humana e fuja para o mundo real.

 

Space Jam

Do ponto de vista técnico, Space Jam não é um super filme – não é nem um bom filme, eu diria -, mas podemos dizer que ele é um clássico infantil, visto que não há um marmanjo sequer que não tenha vibrado sempre que ele passava no SBT. O filme possibilitou que o melhor jogador de basquete da época, Michael Jordan, dividisse a tela com clássicos da Looney Tunes, como Pernalonga Patolino numa luta insana contra alienígenas jogadores de basquete!

 

James e o Pêssego Gigante

Esta obra de arte foi mais além ao misturar live-action com Stop-Motion. James é um garoto órfão que vive maltratado pelas tias cruéis e vê sua vida virar de cabeça pra baixo quando encontra um pêssego gigante com insetos falantes e embarca numa aventura até Nova Iorque cheia de perigos. James e o Pêssego Gigante é um clássico musical infantil que consegue um aspecto sombrio – através de uma paleta de cores mais escura – ao gênero infantil e, assim, passar uma mensagem linda de forma tão subjetiva. Vale a pena conferir!

 

Uma Cilada Para Roger Rabbit

Assassinatos, conspirações, live-action e muitos personagens clássicos! Uma Cilada Para Roger Rabbit conseguiu unir a nata dos desenhos animados ao cinema Noir e, assim, tornou-se um clássico da sétima arte. O longa, que este ano completa 30 anos desde o seu lançamento, é referência mundial no assunto e não poderia ficar de fora dessa lista!

 

Menção Honrosa – Moonwalker

Em Moonwalker, Michael Jackson é um herói extraterrestre com poderes mágicos que se propõe a defender algumas crianças do traficante conhecido como Mr. Big. O filme é meio louco e começa com uma edição de vários clipes do astro. Em seguida, Michael é perseguido por fãs e É aí que o filme, de fato, tem início. Numa das cenas, é possível ver o rei do Pop dançando com uma animação. Esse filme veio parar na lista por ter sido bem presente na minha infância. Se vocês lembrarem dele, não deixem de comentar aí embaixo, certo? Até a próxima!

p

 

por Paulo Silva

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s