Cinema, Listas

Melhores Filmes Distópicos [Parte II]

Chegou a hora de trazer a segunda parte da lista de filmes cujas histórias e seus finais não costumam ser tão bonzinhos com seus personagens, ou conosco, a raça humana, já que filmes onde o nosso mundo já foi “por água abaixo” rendem bastante nos cinemas, além de serem repletos de críticas à nossa sociedade e da forma como vivemos.

 

5- Planeta dos Macacos(1968 a 2017)

O astronauta americano George Taylor vai parar, por acidente, em um planeta habitado por macacos. Os animais dominam o lugar, escravizando os seres humanos, inclusive George e os tripulantes da nave. Agora, o astronauta terá que lutar por sua liberdade e a dos outros.

pla2.jpg

Planeta dos macacos, não é apenas um clássico. Até hoje estão sendo produzidos novos filmes desta franquia, o ultimo a ser lançando foi Planeta dos Macacos: A Guerra, em 2017. Ele serve de parâmetro para nós, porque nos mostra como nós(seres humanos), podemos ser facilmente substituídos como seres dominantes neste planeta e até mesmo apagados da história global, como se nunca tivéssemos estado aqui, um bom exercício para acabar com o narcisismo humano de achar que somos e para sempre seremos especiais e únicos por direto de estar aqui.

pla

4- Blade Runner(1982 e 2017)

No século 21, uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles.

vlade.jpg

É o mais famoso filme CyberPunk já feito até hoje., possuindo todos os aspectos distópicos presentes nesse subgênero da ficção cientifica, o qual tenta alertar a humanidade dos riscos que a alta tecnologia traz para nós e como ela pode mudar todo o nosso mundo sem que sequer percebamos isso, sendo considerado ambos os filmes como reais obras de arte cinematográficas.

3- O Dia Depois de Amanhã(2004)

Após o climatologista Jack Hall ser totalmente ignorado pelos funcionários da ONU ao apresentar suas preocupações ambientais, sua pesquisa torna-se verdadeira quando uma enorme tempestade se desenvolve, dando início à calamidades naturais catastróficas em todo o mundo. Tentando chegar ao seu filho Sam, que está preso em Nova York com sua amiga Laura e outros, Jack tem que viajar a pé da Filadélfia para chegar a Sam antes que seja muito tarde.

o dia.jpg

Lembro-me que assisti este filme várias vezes na Sessão da Tarde e sempre me surpreendia de como o poder da natureza, representado no longa, pode ser estrondosamente forte. Porém, o que mais impressionava era como um dos protagonistas conseguia superar toda a fúria da natureza para ir de encontro ao seu filho.

 

2- O exterminador do futuro(1984)

Disfarçado de humano, o assassino conhecido como o Exterminador (Arnold Schwarzenegger) viaja de 2029 a 1984 para matar Sarah Connor (Linda Hamilton). Enviado para proteger Sarah está Kyle Reese (Michael Biehn), que divulga a chegada do Skynet, um sistema de inteligência artificial que detonará um holocausto nuclear. Sarah é o alvo porque a Skynet sabe que seu futuro filho comandará a luta contra eles. Com o implacável Exterminador os perseguindo, Sarah e Kyle tentam sobreviver.

ar.jpg

Este deve ser o filme de viagem no tempo mais famoso do mundo, sendo um real fenômeno e um marco da Cultura Pop mundial. The Terminator foi um filme corajoso que colocou aspectos de ficção científica avançados em uma época em que a tecnologia não era ainda boa o suficiente para acompanhar todas as ideias do filme.

1- Matrix(1999)

Um jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. Quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

mat.png

É claro que em uma lista de filmes distópicos não poderia ficar de fora Matrix. Este filme é até hoje um sucesso absurdo, possuindo inúmeras críticas sociais, religiosa e tecnológicas, até possuindo camadas de interpretação, principalmente no primeiro filme da franquia. Um filme que, realmente, revolucionou o mercado de ficção científica e de filmes como um todo. Infelizmente as sequências não foram tão boas quanto o primeiro, porém não deixaram um gosto de insatisfação nos fãs desta obra incrível e bem produzida em todos os mínimos detalhes.

 

Menção Honrosa – É o Fim(2013)

Seis amigos ficam presos em uma casa após eventos catastróficos devastarem Los Angeles. À medida que os suprimentos acabam, os ânimos ameaçam a amizade deles, forçando-os a saírem da casa e encarar seu destino e o significado de amizade e redenção.

é o.jpg

Para descontrair um pouco depois de uma lista de filmes tão pesados em relação aos destinos de seus personagens e toda a humanidade(ou parte dela), aqui temos This Is The End, um filme que conta a história de alguns atores de Hollywood interpretando eles mesmos durante uma festa, minutos antes de começar o Apocalipse Bíblico. O filme em si possui uma história pesada e assustadora pelo fato de que os personagens estão vivendo o apocalipse, porém ele vem com um tom leve e extremamente engraçado, o que reduz o seu clima tenso e sombrio. O longa conta com James Franco, Emma Watson, Jonah Hill, Rihanna, entre outros astros de Hollywood como eles mesmos.

Um comentário em “Melhores Filmes Distópicos [Parte II]”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s