Cinema, Listas

Melhores Filmes Distópicos[Parte I]

Hollywood é conhecida por fazer vários de seus filmes terem seus enredos e principalmente, finais felizes, ou que no final sempre resolvem os problemas apresentados em todo o enredo do longa. Mas, existem alguns filmes cuja sua temática e finais não são, nem de longe, tão esperançosos assim, veja uma lista com os melhores filmes distópicos já feitos.

5-Eu Sou a Lenda (2008)

 

Robert Neville é um brilhante cientista e o único sobrevivente de uma epidemia que transformou os humanos em mutantes sedentos por sangue. Andando pela cidade de Nova Iorque, ele procura por outros possíveis sobreviventes e tenta achar a cura da praga usando seu próprio sangue, que está imune.

Eu sou a Lenda, de 2008, é, na verdade, a terceira adaptação do livro de nome homônimo escrito por Richard Matheson. A primeira adaptação foi The Last Man on Earth de 1964 e The Omega Man de 1971, porém, apenas o filme de 2008 fez grande sucesso, tendo o ator Will Smith como o protagonista Robert Neville.

 

4-Expresso do Amanhã (2013)

 

Os únicos sobreviventes de uma fracassada tentativa de conter o aquecimento global são obrigados a viver em um trem separados em vagões que determinam sua condição social.

Este filme infelizmente não teve muito sucesso nas bilheterias em seu lançamento, mas este é com certeza um filme que merece sua atenção, pois sua história é um prato cheio de criticas sociais e ambientais. O filme é um grande mix de aventura em um ambiente claustrofóbico (o tem) e de mistérios sobre as condições das pessoas e o por que delas viverem em um trem que nunca para.

Vale salientar que este filme se inspirou em um H.Q chamada “O Perfuraneve”, além de que em sua adaptação cinematográfica contar com Chris Evans, o eterno Capitão América.

 

3-Doze Macacos (1995)

Um condenado do ano de 2035 é enviado de volta no tempo para descobrir a causa de um vírus que acabou com quase toda a população do planeta. Os poucos sobreviventes, moram em abrigos subterrâneos.

Como todo bom filme de distopia, este trata de viagem no tempo, onde o futuro é tão horrendo para os humanos, que a única forma de corrigir os erros, é voltando ao inicio e os impedindo de acontecerem. 12 macacos trouxe como seus protagonistas os atores Brad Pitt e Bruce Willis, e é um clássico dos filmes de viagem tempo, já que tratou o tempo de uma forma totalmente diferente dos outros filmes desse tipo, fazendo seu final ser tão incrível e surpreendente como nenhum outro.

Lembrando que 12 macacos agora possui uma série que terá sua 4ª temporada lançada este ano, a série adaptou o filme em sua 1ª temporada, trazendo mais aprofundamento na história e personagens, e trazendo a aguardada continuação do filme que nunca veio.

 

2-Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

 

Em um mundo apocalíptico, Max Rockatansky acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de ninguém. Porém, após ser capturado pelo tirano Immortan Joe e seus rebeldes, Max se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela imperatriz Furiosa que tenta salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa. Dessa vez, o tirano Joe está ainda mais implacável pois teve algo insubstituível roubado

Mad Max foi um filme com um sucesso absoluto tanto em bilheteria quanto em críticas, sendo cotado como o melhor filme de seu ano de lançamento, porém infelizmente não ganhando este prêmio. Embora este filme seja o filme de inicio de sua história, Mad Max já possui uma trilogia antiga de filmes, de também bom sucesso.

 

1-Guerra dos Mundos (2005)

 

Ray Ferrier é um estivador divorciado, afastado de seus filhos, que vivem com a mãe. Quando sua ex-esposa deixa as crianças para ele cuidar durante alguns dias, o planeta é atacado por alienígenas que surgem do chão conduzindo tripods e destruindo tudo que encontram pelo caminho. Ray tenta proteger os seus filhos e fugir para Boston para se juntar a sua ex-esposa. Durante o trajeto, enfrenta várias adversidades e ataques.

A adaptação do famoso e clássico livro de nome homônimo do grande escritor H. G. Wells, guerra dos mundos teve sua adaptação em alto nível, o que era requerido para adaptar uma obra tão grandiosa quanto esta, a direção do filme foi concedida ao genial diretor Steven Spielberg e contou como ator Tom Cruise como o protagonista da história. Este filme foi um grande pilar para a ficção cientifica, tanto por seu peso trazido na literatura, quanto pelas emoções que são transmitidas o tempo todo pelos personagens do longa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s