Cinema

A Industria do Cinema e a Perda da Arte

Para Immanuel Kant, a arte só é arte quando está livre, quando possui do seu arbítrio para tomar suas ações por meio da razão, portanto pode se definir como arte.

Na atualidade, é inegável que o cinema se tornou uma indústria poderosa e bastante lucrativa, a maior prova disso são as centenas de filmes produzidos todos os anos, dos quais poucos chegam até as salas de cinema ao redor do mundo. Em sua grande maioria, a cine dramaturgia já está se direcionando para um triste fim do que podemos realmente chamar de a 7º arte?

Na década de 1940, surgiu nos Estados Unidos o termo BlockBuster (Arrasa-Quarteirões), termo que teve sua origem com os bombardeios que aconteciam na 2º Guerra Mundial. Porém, na modernidade, este termo foi adaptado para descrever algo que é de grande popularidade, como é nos cinemas, quando falamos que certo filme é um BlockBuster, já entendemos que este filme é um grande sucesso, tanto em proporções cinematográficas quanto em bilheteria.

Um dos primeiros filmes a serem chamados assim foi o filme de 1975 Tubarão do aclamado diretor Steven Spielberg, muitos afirmam que o fim da arte cinematográfica se deu a partir do ponto em que os filmes deixaram de ser tratados como uma nova forma de arte, uma extensão do teatro, para ser uma incrível “mina de lucros”.

110613wn30_640x360

Podemos até pensar que o Oscar possui também a função de tentar manter a cine dramaturgia viva na atualidade, como forma de premiar o filme com o maior teor artístico do ano. Algo que o festival de Cannes é especialista, premiando anualmente apenas os filmes com real arte estampada na tela de cinema.

Entretanto, infelizmente, isso não é retratado nas bilheterias dos cinemas mundiais, pois o número de espectadores de grandes filmes artísticos não são nem sequer capazes de competir com os BlockBusters, mesmo tendo qualidade superior em todos os quesitos que o cinema possui.

Prova esta, que o ultimo filme ganhador do Oscar, The Shape of the Water (2017), teve uma arrecadação mundial de R$ 194.672.570 dólares, enquanto um filme como Kingsman 2 (2017), que não possui, nem de longe, aspectos tão belos quanto The Shape of Water, conseguiu arrecadar R$ 405.154.612 dólares, mais do que o dobro do que um filme vencedor do Óscar de melhor filme do ano.

Por exemplo, pegue a lista com os 10 filmes de maior sucesso nas bilheterias, destas 10 obras, apenas 1 foi premiada como o melhor filme de seu ano de lançamento, e 1 teve indicação, porém não venceu (Titanic e Avatar respectivamente)

Muita da “culpa” por este cenário é jogada no capitalismo, como no livro de Theodor Adorno: “A Indústria Cultural: O esclarecimento como mistificação das massas”, onde o autor afirma que a perda da arte no cinema, se deve a uma industrialização da cultura, transformando arte em lucro, o que ocasionou a produção de um filme, em apenas um projeto financeiro e não mais em uma forma de expressar arte.

91-iXJ4Ki5L

Porém, muito do sucesso dos filmes BlockBusters, não se dão por uma manipulação de massa, descrita por Adorno, e sim apenas por um sentimento de desejo de algo mais escapista e divertido do que nossa realidade cotidiana, algo mais mundano, que nos tire de nosso eixo e nos coloque em algo totalmente exagerado e irreal, do que as obras de Shakespeare.

As pessoas se divertem mais assistindo Transformers, do que Moonlight: Sob a luz do luar, algo que como fã de cinema, me dói, porém compreensível, pois para cada público, a seu filme, por que o cinema jamais perderá sua arte, enquanto ainda existirem pessoas com ideias para transformá-las em verdade, pois por própria culpa da indústria cultural, filmes de teor artístico, podem ser veiculados em todo o globo e ainda sim, assistidos e aplaudidos por milhões de pessoas.

Então, não creio que a arte dará lugar ao lucro, ela resistirá e continuará em paralelo aos BlockBusters, mesmo com receitas diferentes, os filmes conceitos tem a grande vantagem de se tornarem clássicos por serem obras primas da criação humana, enquanto todo o dinheiro de um BlockBuster, logo dará início a um novo projeto, sendo deixado de lado tempo depois.

crfor4-thumb-800x1063-96802

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s