Animes, Sem categoria

Lo-fi Hip-hop: O Olho do Furacão.

Recentemente fui atraído para algo novo, um novo formato de música, algo que me impressionou bastante e que, definitivamente, não consigo parar de escutar: o Lo-Fi Hip-Hop.

O termo Lo-fi é uma abreviação para “Low Fidelity”, traduzindo para o português: Baixa fidelidade. O estilo foi criado pelo D’j William Berguer, que possuía um programa no rádio específico para músicas caseiras. Este estilo de música caracteriza-se por possuir uma baixa fidelidade a sua qualidade de gravação, algo caseiro, que qualquer um pode fazer desde que possua um instrumento de captação de áudio, o que acabou se tronando um movimento cultural a partir dos anos 80.

berger01

A partir deste estilo, criou-se o Lo-Fi Hip-Hop que, na verdade, é o oposto do gênero Hip-Hop. Enquanto o Hip-Hop possui batidas fortes e marcantes, com letras bem rápidas e diretas sobre situações cotidianas no meio frenético das grandes cidades, o Lo-Fi Hip-Hop possui batidas mais leves e  suaves, que te fazem entrar em uma atmosfera mais introspectiva. Enquanto o Hip-Hop pode ser descrito como um furacão, o Lo-Fi, seria o olho desse furacão, onde está a calmaria e tranquilidade, mesmo com o caos em sua volta.

O Lo-Fi Hip-Hop possui uma identidade própria, que foi criada pelo já falecido D’J Nujabes, que associou o ritmo do Lo-Fi aos animes, como este estilo busca a introspectividade, nada melhor que retratar isso do que aos clássicos animes japoneses, pois quase todos os artistas deste estilo são bem novos e cresceram assistindo animes, o que lhes acarretou a nostalgia de suas infâncias, o que ocorre ao se escutar Lo-Fi Hip-Hop.

nujabes-5

O Lo-Fi Hip-Hop é geralmente composto por batidas suaves instrumentais, como o baixo, instrumento mais utilizado nas músicas Lo-Fi, podendo também ser acompanhado de piano e saxofone, com um toque de Jazz, até mesmo com alguns beats eletrônicos, mas sem fugir de sua essência relaxante, raramente vindo acompanhado de um vocal, porém que não atrapalha em nada a experiência. Este estilo é ótimo para ser escutado enquanto se tenta relaxar, ou enquanto faz algo repetitivo e entediante, como estudos ou trabalhos longos e exaustivos.

Ao olhar para as artes visuais de capas de músicas do Lo-Fi, percebesse que o autor está tentando te colocar em um ambiente calmo, algo que te faça refletir sobre o que vier em sua mente, pensar na sua vida e tudo ao seu redor, mas de forma relaxada. Além do que, pode-se notar que algumas destas capas retratam pessoas no fim de um dia cansativo, tentando relaxar em algum lugar íntimo. O objetivo do Lo-Fi, é te fazer sentir como se estivesse olhando pela janela do carro, observando o mundo lá fora, como se você não fizesse parte daquele mundo, ele te faz viajar em seus próprios pensamentos, uma experiência única, que cada vez mais se perdeu nos dias atuais de correria de trabalho e estudos.

 

 

 

 

 

Algumas características deste movimento artístico estão ligadas ao fato de que as músicas não demoram anos para serem feitas e lançadas, elas são feitas em poucos dias, além de muitos destes artistas serem anônimos, conseguindo chegar até eles, muitas vezes apenas por meio de seus canais no YouTube ou Spotfy.

Mas o que é preciso para criar uma música de Lo-Fi Hip-Hop?

Apenas criar algo que te faça parar para escutar a música e aos poucos mergulhar em pensamentos e relaxar após um dia exaustivo.

Mas o que é o Lo-fi Hip-Hop?

É aquilo que em meio a tanta violência, caos e imediatismo, consegue te fazer se sentir calmo.

Onde encontrar?

Existem vários canais no YouTube voltados apenas para músicas Lo-Fi Hip-Hop, onde passam músicas Lo-Fi 24H por dia todo dia. Ou canais dos criadores das músicas, como o meu favorito The bootleg boy.

 

2 comentários em “Lo-fi Hip-hop: O Olho do Furacão.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s