Cinema, Críticas, Sem categoria

Analisando Uma Mente Brilhante

Este filme conta a história do economista John Nash Forbes Jr. que, a partir dos seus 21 anos foi recomendado pelo seu professor a fazer o doutorado em Matemática na Universidade de Princeton. É nessa universidade que, em seu cotidiano, Nash desenvolve a sua tese de doutorado chamada de Equilíbrio de Nash, que logo se chamaria de Teoria dos Jogos.

5 anos depois, John, agora lecionando no Instituto Tecnológico de Massachusetts, conhece sua futura esposa, Alicia. É durante esse tempo que John apresenta seus sinais de esquizofrenia e alguns anos depois é internado no Hospital psiquiátrico MacArthur.

Após anos de tratamento e com a ajuda da sua inseparável companheira, ele retorna às atividades cotidianas e começa a superar aos poucos a doença, chegando a receber o prêmio Nobel de economia em 1994 pela Teoria dos Jogos.

Basta dar uma breve pesquisada sobre a vida de John Nash, que se percebe que o filme não retrata tão fielmente a vida do matemático. Não se pode avaliar o filme como um documentário, mas como um drama o filme é excepcional.

A direção de Ron Howard é excelente, digna do Oscar de melhor direção. Os dois atores principais: Russel Crowe e Jennifer Connelly foram perfeitos em seus papéis. A fotografia retrata bem o momento de tristeza. Quando começam os sintomas da doença, o cenário e as cenas tornam-se mais escuras e cinzentas. Tentando relacionar a um clima tenso e triste.

Autêntico ou não, o filme trouxe uma bela história de persistência, superação e amor da vida de John Nash Forbes Jr. Envolvente, contagiante e emocionante, Uma Mente Brilhante torna-se aqueles filmes que ficam para sempre como referência de recomendação e de um sentimento de satisfação pela qualidade do conteúdo.


Créditos para Artur Didier

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s