Literatura, Séries, Sem categoria

O Terror Cósmico, Rick and Morty e a Insignificância Humana.

Atualmente, a série animada Rick and Morty está fazendo bastante sucesso. A história é algo diferente, que não respeita os clichês literários e cria aventuras em ambientes absurdos demais para serem verdade. O enredo principal da série animada é sobre um cientista genial, dito como o homem mais inteligente do universo, Rick Sanchez, e seu neto Morty. Ambos viajam através do universo, e multiverso, atrás de aventuras, ou simplesmente fazendo turismo cósmico, e interagindo com alienígenas para resolver alguma situação ou estão fugindo de alguma organização galáctica que está atrás dos segredos científicos de Rick.

hp lovecraft

O terror cósmico, gênero de ficção cientifica, ao qual Rick and Morty pertence, foi criado pelo escritor H.P. Lovecraft, que estabeleceu em seus livros, sua filosofia literária que dizia que a raça humana era insignificante quando comparada ao universo e sua complexidade. Em suas obras, como em “O chamado de Cthulhu”, Lovecraft afirmava que a raça humana é tão significante para o universo quanto as plantas ou animais irracionais. Para o escritor, a raça humana um dia irá desaparecer e outra tomará o lugar, que também, por sua vez, desaparecerá, até que o nada seja tudo o que restará ao universo.

Uma das características mais importantes do Cosmicismo (forma pela qual Lovecraft também chama o terror cósmico), é a negação da existência de divindades. Em suas histórias, não há um ou mais seres responsáveis pela criação do cosmos, não existem deuses de nenhum tipo ou forma. Alguns personagens podem até mesmo serem confundidos como divindades, por exemplo, o Cthulhu, um ser extraterrestre de poder gigantesco, mas como dito pelo escritor, seres como ele são apenas criaturas do universo com habilidades que nós não conhecemos e nem compreendemos, por isso poderíamos facilmente relacionar suas habilidades com mágica, assim, chamando este personagem e outros de deuses, tudo isso, por sermos tão ignorantes sobre o universo e seus habitantes.

ctchulo.jpg

A principal característica de personagens do terror cósmico é a insensibilidade ao universo e seus seres. Pegando o personagem Rick Sanchez como exemplo, ele é muitas vezes considerado um Deus por sua genialidade e habilidades que nenhum outro ser no universo possui, Rick parece muitas vezes saber de tudo e entender tudo, o que acabou o transformando em um cético sobre o amor, a vida e as pessoas. Frequentemente, Rick fala sobre a inexistência de um Deus, a aleatoriedade do cosmos e da insignificância de todos os que o rodeiam.

Lovecraft dizia que suas histórias eram inspirações de seus pesadelos e que utilizava o medo do desconhecimento como parte principal do enredo de seus livros e contos, fazendo, assim, as pessoas não terem medo apenas de eventos da história que estavam lendo, mas sim medo de tudo, pois ele relembrava o tempo todo a pequenez humana em comparação ao céu, o que despertava uma euforia maior por parte dos leitores, pois Lovecraft utilizava e abusava bastante do medo primitivo da humanidade pelo desconhecido em suas obras.

Rick-And-Morty.jpg

Já pegando o personagem de Rick and Morty, Jerry Smith, Jerry seria o que Lovecraft chamou de “felicidade da ignorância”, pois o Jerry é um homem comum, com capacidades de inteligência limitada, que desconhece o universo da forma que o Rick conhece, o que em muitas vezes, ocasiona a aparente maior felicidade do Jerry por sua vida, do que o Rick pela sua. H.P Lovecraft afirmava que quanto mais conhecimento sobre o universo, mais despegado o homem há de ficar de seus sentimentos, já quanto mais ignorante é o homem, mais chances de real felicidade ele possui.

Graças a genialidade de H.P Lovecraft, grandes nomes da literatura inspirados nele ganharam um “norte” a seguir, tais como Stephen King com “IT – A coisa e A torre negra”, e Neil Gaiman com “Um estudo em Esmeralda”, além do terror japonês “Uzumaki”, de Junji Ito.


Sensacional!!! Matheus Grangeiro deu um show ao destrinchar o gênero criado pelo H.P Lovecraft em comparação com Rick e Morty.. O que vocês acharam?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s