Críticas, Sem categoria

Vai Rolar Grand Theft Auto VI?

Fala galera da Dimensão 11, tudo bem com vocês?

No post de hoje, traremos uma teoria sobre o próximo game da franquia Grand Theft Auto. Cada lançamento da série causa agitação no mundo todo e, por isso, muita gente se pergunta: onde e como será o GTA VI? É sempre muita gente dando tiro para tudo quanto é lado, dando cada palpite mais louco que o outro sobre as possíveis cidades e até afirmando que o próximo jogo se passará no Japão. Mas eu acredito fortemente que o próximo jogo da série não terá um número e vou explicar o porquê.

Então, para se teorizar sobre um jogo, precisamos primeiro entender a forma de pensar da produtora, e a RockStar, meus amigos, pensa bastante na qualidade do produto que ela oferece e, por isso, seus jogos são tão bem-sucedidos. Mas, como isso nos ajuda a predizer algo sobre GTA? É simples: isso nos ajuda a prever o título, e o título nos leva a ter ideia de onde se passará a trama.

A lógica da RockStar para títulos de jogos é baseada no grau de novidades que o jogo trará, ou seja, só se justifica mudar o número do jogo se a mudança do novo game for bem significativa. Para entender melhor, vou trazer um mini resumo da evolução de GTA.

Bem, para começar, GTA é dividido até o momento em 3 universos, são eles: o universo 2D, o 3D e o universo HD.

O universo 2D compreende os dois primeiros GTA’s e a extensão Londres. Você pode notar que do primeiro jogo para a sua sequência houve poucas mudanças e por isso a sequência foi considerada apenas uma extensão.

Primeiro GTA

1.jpg

GTA London

2.jpg

Viu? Quase não há diferença.

Já do 1° para o 2° houve grande melhoria nos gráficos e na jogabilidade justificando-se, assim, o título de GTA II.

GTA II

3.jpg

Do 2° para o 3° foi a mudança mais brusca com a mudança de perspectiva da câmera que agora era em terceira pessoa e deu-se início ao universo 3D. Sem contar na jogabilidade, que fez parecer ser outro jogo, tudo aqui era novidade.

Comparação entre GTA II e GTA III

4.png

NOOOSAA mudou muito!!!!

Se em 2001 a developer nos surpreendeu com GTA 3, em outubro de 2002 não decepcionou e nos deu de presente GTA Vice City, o qual trouxe novos elementos para a série como pilotar motos, por exemplo, e uma história de arrepiar. Em 2004 foi a vez de GTA San Andreas dar as caras e vir com mais uma porrada de novas possibilidades, trazendo um mapa extremamente grande até para os dias de hoje. Ôpa, notou algo? Apesar de trazer grandes novidades e até melhorias nos gráficos (há uma treta entre os hosts desse site sobre GTA V.C ser melhor que GTA S.A, nunca será haha jamais será) o número do jogo não mudou, com assim RockStar????????? Pois é, mesmo com as fortes mudanças em San Andreas a desenvolvedora achou que não era o bastante para dar um novo número.

Da esquerda para a direita: GTA 3, GTA Vice City e GTA San Andreas. Viu? Até que os gráficos são parecidos.

5.jpg

A mudança maior foi na inserção de elementos como novas armas, novos veículos e no tamanho do mapa.

No canto superior direito está o mapa de GTA 3, no inferior direito GTA Vice City e o monstro à esquerda é de GTA S.A

6.jpg

Foi só com a entrada de GTA no universo HD que tivemos o tão esperado e famoso GTA das trevas, GTA IV. Agora, com uma nova engine o jogo trouxe gráficos mais bonitos, embora fosse o mais escuro. Mas não foi só isso, a jogabilidade mudou bastante e todo o conjunto da obra fez a RockStar entender que era sim hora de mudar o número.

GTA IV

7.jpg

Entre o lançamento de GTA IV e GTA V, o estúdio lançou dois jogos muito importantes que serviram de base para a criação do GTA V, esses jogos foram o Max Payne e o Red Dead Rendemption (Dois jogões). O GTA V é quase que uma melhoria de RDR, sendo assim, a jogabilidade foi alterada drasticamente do quarto para o quinto jogo. Ou seja, isso pode nos levar a deduzir que gráfico é apenas o segundo fator de mudança de número e a jogabilidade fica como fator protagonista na hora de inovar. Entretanto, a melhoria nos gráficos foi enorme do 4 para o 5.

GTA V encerrou a Old Gen (antiga geração de consoles. Ps3 e Xbox 360) e agora, na atual geração, podemos esperar, sim, grandes modificações na jogabilidade e nos gráficos, pois os consoles novos rodam 4k. O que vai ser determinante para dizer se vai ter GTA 6, ou se será GTA “Alguma Cidade”, é Read Dead Rendemption 2, que sai em 26 de outubro deste ano.

8.jpg

Para encerrar minha aposta (admitindo-se a possibilidade de não existir melhorias significativas em Read Dead Rendemption 2), digo que o próximo jogo será  GTA San Fierro ou GTA Las Venturas. E, por consequência, a cidade será obviamente a do título. Há quem creia que o próximo jogo se chamará Vice City, pois o 6, em algarismos romanos, compõe a palavra VI_ce, até acho legal mas creio que não vai rolar. Quanto à data de lançamento, aposto em outubro de 2021, se você também viu este easter egg em GTA V comente aí embaixo. Nos diga se a teoria faz sentido ou se o redator se perdeu em uma das onze dimensões.


Nosso grande Arthur Raul, mais conhecido como o “pai”, é mesmo uma fera dos games, né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s