Literatura, Sem categoria

Starters: Uma Distopia de Tirar o Fôlego!

Os fãs de Jogos Vorazes irão adorar!

download (4)

Este foi o segundo motivo pelo qual me interessei pelo livro. O primeiro foi a simplicidade da capa mas que, sem dúvidas, é de chamar a atenção de qualquer um.

Como uma boa distopia, Starters começa após uma guerra que devastou o mundo. A Guerra dos Esporos, como dito no livro, dizimou grande parte da população, como não havia vacinas suficientes para todos, apenas as crianças (starters) e os idosos (enders) sobreviveram. As crianças que não tinham avós vivos iam para abrigos, porém a grande maioria fugia e se escondia em prédios abandonados, mas sempre fugindo dos agentes do governo. Essa é a rotina de Callie.

Ela vive em um prédio abandonado com o seu melhor amigo Michael e seu irmão Tyler. Tyler tem uma doença rara que afeta seu pulmão e precisa de remédios, que são extremamente caros. Por conta desta situação, Callie vai a Prime Destinations. Uma empresas que aluga os corpos dos Starters para os Enders, ou seja, alugam os corpos de adolescentes para idosos, através de um micro chip. Callie que estava em busca de dinheiro, resolve alugar o seu corpo, e com o dinheiro do aluguel iria conseguir comprar os remédios do seu irmão e iriam morar num lugar melhor.

Porém, como nada numa distopia dá certo, o micro chip que a Prime Destinations colocou em sua cabeça está com defeito, fazendo com que em alguns momentos Callie recupere o controle de seu corpo e escute a Ender que está no controle. Mas porque a Prime Destinations aluga corpos? Simples, os Enders possuem bastante dinheiro, mas não possuem a jovialidade, enquanto os Starters não possuem dinheiro, mas possuem bastante disposição.

Helena, a Ender que alugou o corpo de Callie, escolheu ela especificamente por causa do seu porte físico, para por em prática um plano completamente maluco que colocaria vida de Callie em risco. Ela quer burlar o sistema, acabar com a Prime e impedir que esse processo de venda de corpos continue.

A narrativa consegue prender o leitor, apesar de toda loucura do livro. Callie, a protagonista, é bastante inteligente para a sua idade (16 anos) e automaticamente você sente uma certa empatia por ela e por sua história. Principalmente pela sua motivação, que é o Tyler, Cal faz de tudo para melhorar a vida de Tyler e este é o amor mais lindo, em todos os sentidos, presente no livro.

O livro possui um pouco de romance adolescente que de certa forma foi bastante necessário para o decorrer da história. Além isso, há muitas surpresas, falsidades, tristezas, mas sempre com bastante esperança de que no final tudo ficará bem.

A duologia é ótima, além de Starters e Enders, existem 4 contos que complementam a leitura: Retrato de um Esporo, Retrato de uma Starter, Retrato de uma Doadora e Retrato de um inspetor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s