Críticas, Séries, Sem categoria

Rick e Morty e a Genialidade Animada!

 

Um velho cientista, um adolescente pacato e viagens extra-dimensionais. Essa tríade, à priori, resume bem Rick e Morty, que é uma versão escrachada e até mais inteligente de “De Volta Para o Futuro”. Isso porque o Justin Roiland – dublador dos dois personagens que dão título ao desenho – havia criado, anos atrás, uma animação em Flash chamada “Doc e Mharti”, com a expressa intenção de receber um processo da Universal – mas isso é tema para um outro texto -.

Eu falei que Rick e Morty é uma versão escrachada e até mais inteligente de “De volta para o Futuro”, mas não com a intenção de desmerecer o clássico de sci-fi. É que a animação da Cartoon Network transcende o plano natural das coisas e consegue sobressair-se em meio às outras produções do gênero.

rick-and-morty3

Tudo começa quando um velho chamado Rick volta pra sua família depois de anos sumido. Aí o cientista começa a viajar com o seu neto Morty através do espaço e dos infinitos universos paralelos. Por ser um desenho, espera-se pouco no desenvolvimento de teorias, de personagens e outras questões, entretanto nota-se, logo de cara, o extremo cuidado com os detalhes, desde os diálogos, com piadas bem afiadas e pertinentes, à construção de enredo, interligando cada ponto apresentado ao longo dos episódios. Rick e Morty é o tipo de produção na qual o espectador não pode perder um segundo sequer e, se puder, deve assistir mais de uma vez, porque é impossível não deixar passar detalhes importantes à primeira vista. Talvez por isso a série tenha apenas pouco mais de dez episódios, por temporada, com cerca de 20 minutos cada. Além disso, o espaço entre uma temporada e outra é relativamente maior que o espaço das demais animações de Adult Swin. Imagino que seja, realmente, difícil criar longas temporadas e manter a qualidade absurda que há em Rick e Morty.

Como disse, tudo aqui é interligado. Os mínimos detalhes, que podem parecer sem sentido ou importância inicialmente, revelam-se, ao longo dos episódios, peças pequenas, porém fundamentais, de uma engrenagem gigantesca e perfeitamente coesa. É bom salientar que até os inúmeros personagens extra-terrestres se repetem e possuem dialetos próprios, evidenciando o cuidado em tratar a diversidade de vida no universo com coesão e não simplesmente jogando na cara do público.

rick.png

 

A comédia de Rick e Morty não tem escrúpulos. Na maior parte das vezes, o seriado é violento, absurdo, ofensivo e até mesmo improvisado. Porém, em meio a tudo isso, o sentimentalismo encontra espaço, mas não de uma maneira comum nem mesmo imprópria – visto que se trata de uma animação de comédia -. A carga emotiva do show revela como bem construídos são os personagens, sobretudo o velho Rick, que parece um velho cansado e sem intenção nenhuma de ser politicamente correto, mas revela-se com um passado sofrido, que reverbera profundamente no seu modo de ser presente. Além disso, é de se aplaudir de pé a maestria com a qual a série transita entre o humor escrachado e os momentos de reflexão, capazes de causar uma verdadeira introspecção no espectador.

maxresdefault (1).jpg

Eu poderia continuar argumentando sobre o porquê de Rick e Morty ser uma das maiores obras de Adult Swin já desenvolvidas, mas gostaria de finalizar por aqui dizendo que esse desenho me fisgou no primeiro momento em que pus os olhos na tela, por ser extremamente convidativo. Se você ainda não viu, recomendo que pare o que estiver fazendo agora, inclusive de ler este texto, e corra para assistir. Lembrando que as duas primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix e a dublagem em Português é perfeita!

Wuba Duba Lub Lub


Concorda com o nosso Paulin Silva? Fala aí o que tu acha de Rick e Morty!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s