Literatura, Sem categoria

Dica Literária – Imperfeitos

Livro: Imperfeitos

Autora: Cecelia Ahern

Editora: Novo Conceito

imper.jpg

Imperfeitos explorou a melhor parte de uma distopia, a história se passa num futuro não muito distante e nos dá uma solução (ou será uma consequência?) do que passamos nos dia de hoje, sobretudo no cenário político.

A história é narrada na primeira pessoa, onde temos como protagonista Celestine, uma jovem que é considerada perfeita e se esforça para manter-se assim. Na sociedade em que vive, apenas a perfeição é valorizada e qualquer um que cometa algum erro deve pagar, são os chamados Imperfeitos. Além disso, ela acredita veementemente em seu governo e nunca questionou este sistema, pelo contrario, achava justo e lógico.

“Sou uma menina de definições, de lógica, de preto no branco. Lembre-se disso.”

Durante o conflito principal que dará início ao foco da história, Celestine começa a questionar se a justiça está realmente sendo aplicada ou se existem interesses por trás do Tribunal. Entre os questionamentos, ela passa a perceber o poder que a mídia exerce sobre o modo de ser e agir das pessoas. Durante sua ida à escola, entra um Imperfeito no ônibus em que ela se encontra. Os Imperfeitos possuem assentos preferenciais, já que não podem se misturar, mas eles estavam ocupados por duas mulheres perfeitas. O Imperfeito em questão era um velho, que lembrava o seu avô, e que estava tossindo bastante, ao ponto de ficar roxo, enquanto as duas mulheres perfeitas e todo o resto do ônibus simplesmente ignoravam a sua existência. Após observar a cena por um longo tempo, e perceber que o velho estava próximo da morte, Celestine, por impulso, resolveu ajudá-lo e é por esse ato que a vida dela nunca mais será a mesma.

Ajudar um Imperfeito é proibido e gera punição, por isso, Celestine será punida. Até o momento do julgamento do Tribunal, a protagonista passa a perceber com mais clareza que todo o sistema está errado e para sair daquela situação de maneira positiva ela terá que ser Imperfeita para provar que é Perfeita. Ao chegar no dia do julgamento, Celestine descobre que o seu caso passou a ser mais do que apenas sobre uma Perfeita que ajudou um Imperfeito, ganhando grande visibilidade e muitos inimigos.

Ao receber o livro, fiquei com um pé atras por causa da forma em que a sinopse retratou a perfeição da sociedade, porém o que me motivou a dar inicio a leitura foram os questionamentos finais. O método de punição e a marginalização das pessoas que cometeram algum erro foi o que mais me encantou, o modo em que foi retratado cada item mostra que não estamos tão distante desse futuro. Talvez essa marginalização presente nesta sociedade faça uma analogia as minorias presentes na nossa sociedade atualmente, causando uma breve reflexão, principalmente no nosso preconceito que em  muitas vezes está escondido. Em suma, a história é incrível e vale a pena ler para entrar nesse universo de “Perfeitos e Imperfeitos”.


E essa foi a Dica Literária da redatora Larissa Moneta. Imperfeitos parece ser mesmo uma ótima leitura, uma daquelas obras que refletem no futuro as mazelas do presente. Você já leu “Imperfeitos”? Se já, interage conosco falando o que você achou! Até a próxima. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s